Desenvolvimento Motor

O ser humano é o único animal no mundo cujo o desenvolvimento está sempre activo, independentemente da fase da vida em que se encontra. No entanto, o desenvolvimento é muito mais significativo durante a “infância e a adolescência”.
Desenvolvimento Físico na Infância:
Quando o bebé nasce, a sua cabeça representa ¼ do comprimento total do seu corpo, o que lhes dificulta muito o equilíbrio vertical, e os olhos, têm metade do seu tamanho final. Quanto ao peso, este torna-se muito variável uma vez que depende do estado socioeconómico e nutricional da mãe. As crianças que nascem com um peso inferior aos valores normais conseguem, com o passar do tempo e com acompanhamento médico, aproximar-se dos valores normais de crescimento, no entanto, nunca igualam os recém-nascidos normais. Todas as crianças passam pelos mesmos processos durante o seu desenvolvimento : todas a crianças conseguem sentar-se antes de ficarem de pé; todas as crianças conseguem ficar de pé antes de andar; todas as crianças desenham um círculo antes de desenharem um quadrado… Quanto á linguagem, os processos são exactamente os mesmos: balbuciam antes de falar, pronunciam certos sons antes de outros e formam frases simples antes de pronunciarem frases complexas. Certas capacidades cognitivas precedem outras, invariavelmente.

Desenvolvimento motor na Infância: 
O desenvolvimento é um processo contínuo que começa com a vida, isto é, na concepção, e a acompanha, sendo agente de modificações e aquisições.
No que diz respeito ao desenvolvimento motor, existe uma sequência na aprendizagem das capacidades motoras: os bebés seguram a cabeça antes de se sentarem sem apoio, sentam-se antes de gatinharem, e gatinham antes de andarem. A idade pode mudar ligeiramente, mas a sequência é a mesma para todas as crianças. Importa também salientar que o desenvolvimento motor é influenciado pela maturação biológica, que é estimulada pela prática. Por isso, a prática precoce constitui um factor chave para a manutenção e o futuro desenvolvimento de acções.
Desenvolvimento do bebe: 
• Dos 0 aos 6 meses- esboça o primeiro sorriso, brinca com as mãos e alinha a cabeça com o seu corpo;
• Dos 6 aos 12 meses- senta-se direito sem apoio, começa a gatinhar, consegue levantar-se, desenvolve o sentido de humor e consegue largar e agarrar os objectos quando quer;
• Dos 12 aos 24 meses- caminha sozinho e consegue mudar de direcção, come sozinho com uma colher, brinca junto de outras crianças, tem capacidade para atirar e dar objectos, consegue pensar como se sente e como se sentem os outros;
• Dos 24 aos 36 meses- torna-se mais sociável, compreende conceitos do género “cima, baixo, dentro e fora”;
• Dos 3 aos 4 anos- torna-se um ser muito curioso;
• Dos 4 aos 5 anos- aprende a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro; 
• Dos 5 aos 6 anos- demonstra grande interesse pelas palavras e pela linguagem;
• Dos 6 aos 7 anos- começa a ter memórias continuas e organizadas;
• Dos 7 aos 8 anos- grande actividade motora, a criança brinca até estar completamente exausta;
• Dos 8 aos 9 anos- o pensamento torna-se mais lógico e organizado;
• Dos 9 aos 10 anos- torna-se mais interessada nas relações afectivas e nas actividades sociais;

Desenvolvimento na adolescência:
Adolescência significa crescer ou desenvolver-se até à maturidade. É nesta fase que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura. A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade.
ALTERAÇÕES QUE SUCEDEM NAS DIFERENTES ETAPAS DA ADOLESCÊNCIA:
a) A puberdade ou adolescência inicial (11 a 14 anos)
- Nasce a intimidade (o despertar do próprio “eu”).
- Crise de crescimento físico, psíquico e maturação sexual.
- Não há ainda consciência daquilo que se está a passar.
- Conhece pela primeira vez as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas.
- Desequilíbrio nas emoções, que se reflecte na sensibilidade exagerada e na irritabilidade de carácter.
- “Não sintoniza” com o mundo dos adultos.
- Refugia-se no isolamento ou no grupo de companheiros de estudo, ou integra-se num grupo de amigos.

B) A adolescência média (13 a 17 anos)
- Do despertar do “eu” passa-se à descoberta consciente do “eu”, ou da própria intimidade. A introversão tem agora lugar, pois o adolescente médio precisa de viver dentro de si mesmo.
- Aparece a necessidade de amar. Costumam ter imensas amizades. Surge o “primeiro amor”.
- A timidez é característica desta fase. Medo da opinião alheia, motivado pela desconfiança em si mesmo e nos outros.
- Conflito interior ou da personalidade.
- Comportamentos negativos, de inconformismo e agressividade param com os outros. Causados pela frustração de não poderem valer-se por si mesmos.

C) A adolescência superior (16 a 22 anos)
- Começa a compreender-se e a encontrar-se a si mesmo e sente melhor a integração no mundo onde vive.
- Apresenta um significativo progresso na superação da timidez.
- É mais sereno na sua conduta. Mostra-se menos vulnerável às dificuldades.
- Tem maior autodomínio.
- É a época de tomar decisões: futuro, estudos…
- Começa a projectar a sua vida.
- Estabelece relações mais pessoais e profundas.

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