Estruturalismo

Fundadores: Wilhelm Wundt e Edward B. Titchener e impulsionadores: Carl Stumpf, G.E. Muller e Oswald Kulpe, entre outros.

       A psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século XIX, na Universidade de Leipzig, com Wilhelm Wundt.
       Wundt, criou o primeiro laboratório de psicologia experimental, em Leipzig (Alemanha). Dá-se assim, o nascimento da psicologia científica, que se emancipa da filosofia e conquista a sua autonomia.
... Wundt escreveu o primeiro tratado de psicologia: ‘Fundamentos da psicologia fisiológica’ e criou a revista Philosophische Studien, dedicada a relatos de experiências.
       As experiências que se realizaram pretenderam encontrar processos elementares da consciência, designadamente as sensações e sentimentos que fariam parte de processos mentais mais complexos, isto é, as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares.
       Um dos métodos mais conhecidos de Wundt é a Introspecção, onde indivíduos treinados recebiam determinados estímulos controlados e após esses estímulos eles seriam descritos, de forma a relatar suas experiências e sensações.
       Para Wundt o todo, ou seja, a mente seria a soma das partes, isto é, os elementos e processos elementares que ele iria estudar.
       Contudo o Estruturalismo tem as suas lacunas porque é um método reducionista, onde toda a complexidade dos comportamentos é reduzida a simples respostas sensoriais. Uma outra grande lacuna do Estruturalismo, é que apenas indivíduos treinados poderiam relatar os seus sentimentos nos experimentos, logo não poderiam ocorrer experiências para o comportamento de crianças, deficientes mentais, animais, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário